Jornada nostálgica
Você já viajou num dos gaiolas do São Francisco que navegaram até o fim dos anos 80?
Diogo henrique ::paixaodhpp@hotmail.com::Gostaría muito de conhecer, porque deve ser uma aventura e tanto Raildo pereira - São Paulo - SP
Comentado por:
14/10/2008 - 16:21
Maria do Socorro Palma::socorropalma@ig.com.br::Nas águas do São Franciasco onde me envolvia diariamente, e carinhosamente era abraçada, aprendi a nadar ( depois de engolir muita água e muitas piabas), sonhar com mundos longíquos, minha imaginação se fertilizou com histórias ouvidas das lavadeiras sobre os caboclos d´água... Foi onde aprendi a respeitar os pescadores, pelas rosas vermelhas tatuadas pelas piranhas em suas pernas... Viajei nos vapores ou gaiolas entre Casa Nova e Juazeiro... E hoje, a criança que há em mim quer retornar àquelas águas barrentas e doces, navegar todo o velho Chico e reviver um tempo que não me sái da memória. Como realizar este sonho.... alguém pode me ajudar?
Comentado por:
30/09/2008 - 23:42
Carol Melo::caramellos@hotmail.com::Nunca viajei numa dessas gaiolas, mas gostaria '')
Comentado por:
26/09/2008 - 21:31
Valdelice Nunes::nunesbenicio@uol.com.br::Olá Pessoal! Um grande abraço para vocês e pelas belas reportagens.Eu nunca viajei num gaiola do rio São Francisco, mas os vi bem de perto, pois minha infância e minha adolescência foi ver aqueles saudosos gaiolas(vapores) como o povo da região ribeirinha os chamavam. Que saudade. Eles começavam a apitar desde longe quando se aproximavam de alguma cidade. Eu morei em Malhada-Bahia e era muito bonito ver os gaiolas e ouvir seus apitos nas madrugadas e ao entardecer. Estou como muita saudades daqueles tempos. Se vocês pudessem fazer um vídeo com os gaiolas iriam fazer muito bem.Agradeço a todos, obrigada. Vou esperar quem sabe uma bela reportagem sobre os gaiolas do Rio São Francisco.
Comentado por:
22/09/2008 - 23:50
carmem castro::calufl@oi.com.br::em 1980 eu mudei para pirapora. vivi e senti a alegria de poder ouvir esse apito.meu marido foi funcionario da franave e eu e meu filho sempre iamos ver o beijamin.so eu sei que emoçao. e vendo essa reportagem. resolvi a fazer essa viagem.preciso de informaçoes .onde procurar.pois vou viajar.carmem castro.
Comentado por:
11/09/2008 - 12:51
Eduardo C.Santos::edu-carsan@ig.com.br::Nunca viajei. Mas gostaria muito. Se possível mande-me informações sobre horário, preço e dia de embarque no barco Benjamim Guimarães e local mais interessante para hospedagem.Grato. Eduardo
Comentado por:
10/09/2008 - 17:21
Joselito Miranda::joselitomkt@hotmail.com::Sou fotógrafo amador, profissionalmente faço fotos editorias.Conhecer o Velho Chico e registrá-lo deve ser mágico. Da Bahia conheço apenas a Chapada Diamantina e Ilhéus, lugare de onde tenho lindas lembranças.A National Geographic deveria levar consigo um fotógrafo comum, para que, por meio dele, registra-se sob um olhar simples e 'não´profissional' esse universo maravilhoso que é o planeta Terra.
Comentado por:
22/08/2008 - 16:53
Antonio do Carmo Marques dos Santos::carmopirilampo@uol.com.br::Já um prazer muito grande ser assinante desta importante revista e ainda ser presentiado, com uma matéria da cidade na qual nasci. Infelizmente sai com menos de um ano de idade, só a conheço pelas história que minha mãe contava e suas viagens no "vapor". Não sabia da sua importância até que alguns anos atrás, vi uma matéria no programa Planeta Eco na TV Cultura-SP, feito pela Paula Saldanha, sobre as cidades ribeirinhas do rio São Francisco. Em um telejornal não muito recente teve uma matéria na qual entrevistaram uma senhora, que minha mãe a reconheceu como sua amiga e que cantava nas viagens. E agora vocês mim dão esta bela matéria. Valeu!Antonio do Carmo - Mauá - SP
Comentado por:
13/08/2008 - 22:35
Carlos Zanforlin Jr::noach_avraham@hotmail.com::No meio de uma luta contra o aquecimento global, o mundo tenta evoluir, trazendo novas oportunidades de como previnir um aquecimento termico mundial. Mas voltar ao tempo tranzendo embarcações a vapor, acho pelo fato da queima da lenha, mesmo que seja de reflorestamento, podem prejudicar a camada de ozonio. Sou contra a este tipo de "volta ao passado".
Comentado por:
13/08/2008 - 16:11
Sidnei Campos::sidnei@mackenzie.com.br::Conheço o Rio São Francisco. Hoje a navegação só pode ser feita em alguns trechos e por embaracações pequenas. Vale o passeio. A beleza é quase indescritível. O povo ribeirinho é melhor ainda. As ilhas? Tudo muito belo, mesmo sem o maravilhoso "Vapor".
Comentado por:
13/08/2008 - 12:16
Débora Coelho::demicoelho@bol.com.br::Nasci numa cidade ribeirinha, Bom Jesus da Lapa-BA, e já naveguei nesta embarcação, que há muito tempo atrás, era meio de transporte, segundo contava minha avó. É magnífico! Pena que hj, não passe de história, pos lá o rio está assoreado e não se pode maister o prazer de sequer entrar num "vapor"(... a população local assim o chamava)
Comentado por:
11/08/2008 - 14:48
Raildo::rayldo@terra.com.br::Gostaría muito de conhecer, porque deve ser uma aventura e tanto Raildo pereira - São Paulo - SP
Comentado por:
03/08/2008 - 17:48
carlos Renato::cr-silva1970@uol.com.br::Não viajei, mas já estive no Benjamim em Pirapora há 5 anos atrás. A Vontade que tive foi dizer que pagaria o necessário para que o arrancasse dali e me levasse até Juazeiro . Agora que li , que o Benjamim voltou até São Romão , estou ansioso para fazer a viagem Carlos Renato - Volta Redonda - Rj
Comentado por:
02/08/2008 - 09:24
MARCIO BRASILEIRO::mubrasileiro@uol.com.br::Se esse pessoal aí de São Romão, souber explorar essa raridade, não darão conta de atender os turistas do mundo inteiro que para aí irão, em busca de uma viagem bucólica e romântica.Eu quero passear nessa antiguidade romântica
Comentado por:
31/07/2008 - 19:58